quarta-feira, 28 de março de 2012

Férias na Costa



Ai que saudades que eu tenho das férias na Costa! Não sei porque me lembrei disto agora, mas deve ser culpa do livro que ando a ler actualmente, que se parece tanto com os tempos de férias aqui passados...
Talvez agora não significasse tanto, mas quando se tem 7 anos, este lugar é sem dúvida mágico. 
Eu, menina da cidade, que não sabia o que era andar sozinha na rua até aos meus 11/12 anos, com 7 anos, na Costa, já corria todos aqueles bairros de pescadores sozinha. Adorava passar férias numa casa às riscas cor-de-rosa (such a princess), que ainda por cima tinha um barco na garagem e um quarto no sótão com uma janela redondinha igual à da Heidi na casa do avô, só que esta em vez de virada para as montanhas, era virada para o mar! 
Destes tempos tenho sobretudo saudades de 3 pessoas (duas delas - infelizmente - nunca mais as vi): da Titi Nilde, a senhora da porta ao lado que quando eu lá estava, para mim era como uma avó (penso que não há melhor maneira de a descrever), infelizmente a ''avó'' Nilde faleceu e a ela só tenho a agradecer das vezes que me salvou do tédio das sestas e me ofereceu um set de cozinha de brincar (que eu esqueci no comboio e fartei-me de chorar); do Pedro, neto da ''avó'' Nilde e primeiro romance de Verão, ''the boy next door'' que fazia castelos de areia comigo e partilhava a outra meia lua da janela do sótão (encontramos-nos à três anos num casamento, e foi engraçado porque ele reconheceu-me logo mas eu não fazia a mínima ideia quem era aquele rapaz tão alto a olhar para mim)...; a terceira pessoa desta lista, infelizmente não me lembro do nome dela (Diana?), mas foi uma grande amiga de férias e brincadeiras/asneiras (tão grande quanto uma amizade pode ser aos 7 anos, convenhamos xD), ela era tão rebelde que eu fiquei logo encantada com a sua personalidade... não me lembro como a conheci, mas quase de certeza que foi na praia e como também ela era do Porto inventei que era uma amiga da natação só para poder passar as tardes com ela (meu Deus, que local é este onde os adultos não investigam as nossas informações! xD), com ela aprendi a fazer salame de chocolate - ainda hoje dos meus doces favoritos - e enganamos o padre para podermos provar hóstias (durante anos - ou meses vá - fui atormentada pelo peso na consciência).
Tenho mesmo muitas saudades destes tempos, dos cones de ovos moles, das escapadelas pelo meio das ilhas dos pescadores, das festas dos ''grandes'' que íamos espreitar e tentar invadir, das idas ao mercado, da caldeirada de peixe da avó Micas, de acordar super cedo para ver o nascer do sol enquanto bebia leite com nesquik - preparado pela avó Micas -, das idas ao parque aquático, de ir ao quiosque comprar gibis da turma da Mônica... 



quinta-feira, 22 de março de 2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

Passado mal resolvido

Não há nada pior na vida de uma pessoa que um passado mal resolvido, cada vez me convenço mais. Um passado mal resolvido impede-nos de avançarmos, de deixarmos os ''e se'' e os ''porquês'' para trás. Há coisas que por nossa culpa nos vão assombrar a cabeça de dúvidas a vida toda, ou pelo menos até termos coragem de as terminarmos, ou - na melhor das hipóteses - até que alguém apareça e as desfaça por nós.
Um dia vou eliminar as dúvidas e os fantasmas da minha cabeça, quando tu deixares, ou estiveres disposto a eliminar os teus também.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Banda Sonora da Minha Vida

Há muito tempo que andava para fazer esta lista. Quando digo que a minha vida tem uma banda sonora, as pessoas reagem todas ''o quê?! banda sonora?!''... Pois, é verdade, e vou prová-lo! :)
Como pessoa que dá imensa importância a pequenos pormenores, tenho uma lista de músicas que quando ouço me reportam a um tempo da minha vida, idade, pessoas e locais.

(a lista não está por ordem específica)


1. É isso aí - Ana Carolina & Seu Jorge

Em tempos, houve uma pessoa muito importante que me cantava esta música, no meio da rua, da outra ponta de uma sala de aula... Ficará para sempre marcada como sendo a nossa música, e de facto, quando a paixão teve de acabar, parte do processo de esquecimento foi andar imenso tempo sem a ouvir.

2. When you say nothing at all - Ronan Keating

O concerto do Ronan Keating foi um dos primeiros a que assisti com amigos (se não me engano, foi o segundo). A dado momento, quando ele começa a cantar esta música eu, a Sara e o Filipe olhamos para o lado e reparamos que éramos as únicas pessoas a ''apreciar'' a música, já que todos os casais à nossa volta, se encontravam em pleno ''namoro''...

3. Strong - Reamonn

Esta música marca um dos dias mais tristes da minha vida. Pouco depois de saber da morte do meu avô, tomei um banho e fui tomar um café com a minha mãe para me ''recompor'' e quando entro no café, ouço esta música que no momento pareceu estar a ''falar'' comigo: '' I know you're strong, I know you belong, I know you're strong, my beautiful one...''

4. Fire With Fire - Scissor Sisters

Road Trips com o Fábio.

5. Walking On The Sun - Smash Mouth

Esta e muitas músicas dos Smash Mouth, marcam um célebre acampamento em Fátima, em que a fazer um jogo de cidade nos perdemos e fomos parar a quilómetros do local suposto. Enquanto toda a gente desesperava por não sabermos onde estávamos, eu e o Fábio íamos pela estrada a cantar e a dançar, ao som de todas as músicas dos Smash Mouth existentes no seu mp3. =)

6. Hoy - Gloria Estefan

Jantar de 20º aniversário - após uma troca de papeis com a TEUP - Tuna de Engenharia da Universidade do Porto - os meninos dedicaram-nos esta música. ;)

7. Cannonball - Damien Rice

Viagem de comboio, no regresso de um fim de semana passado em Guimarães com o Fábio e a Magui.

8. Que Hiciste - Jennifer Lopez

A música é irritante e eu detesto-a, mas era praticamente o que tocava numa rádio espanhola, quando fomos acampar para Sta. Tecla. Tanto ouvimos, que ficou no meu ouvido e da Ana Teresa, para desespero dos nossos colegas de viagem.

9. Teenagers - My Chemical Romance

Outra das músicas que marcou a viagem do acampamento em cima referido. O pessoal da carrinha a curtir My Chemical Romance (cd da Lia, penso eu) e a Sara e a Inês a desesperarem com o rancho que iam a ''apreciar'' no carro do Paulo Matos e do Pedrão. =)

10. Wannabe - Spice Girls

Tinha 6/7 anos e calçava os sapatos de salto alto da minha mãe para ficar como a Victoria Beckham... :) Sabia esta coreografia de cor e tinha tudo o que era merchandise das Spice.

11. Boston - Augustana

Num momento da minha vida mais em baixo, ouvi muito esta música. Parecia dizer que tinha de mudar de vida, mudar de sítio...Não para Boston como diz a música, mas qualquer outro lugar... ;) ''Oh dear you look so lost, eyes are red and tears are shed, the world you must've crossed you said, you don't know me and you don't even care...''

12. Run - Snow Patrol

Não sei porquê, mas esta música lembra-me o meu avô, para além de um grande concerto no Rock in Rio 2010.

13. After Tonight - Justin Nozuka

Aulas de economia com o J.L. em que não fazíamos um corno e ouvíamos música.

14. Como Vai Você - Adriana Calcanhoto

Esta e muitas outras da Adriana, são memórias de muitas tardes de verão no MARaMAIS, a beber granizados e a jogar às cartas. Ilha do Farol.

15. Solta-se o Beijo - Ala dos Namorados

No primeiro bivaque que fiz com o grupo 114, esta música fez parte panóplia de músicas que cantamos pelo caminho. Xiko, Cátia, Sofia, Sara, Gonçálo, Tico, Mateus, Eira, Catarina, Francisca,...and so on...

16. English Man In New York - Sting

Em tempos conheci um miúdo lituano, que passava a vida a cantar esta música. Acho que era assim que ele se sentia em Portugal. Tenho saudades dos mini chocolates que me trazia e de como pronunciava o meu nome muito acentuadamente.

17. The Music Of The Night - Phantom Of The Opera

Esta musica ouvi-a duas vezes ao vivo. A primeira no concerto do Russel Watson no Coliseu do Porto, e a segunda em Londres, num dos musicais mais maravilhosos de sempre.

18. La Mar - The Beautiful Girls

Sempre quis uma música com o meu nome (ou diminutivo). =)

19. Tempu - Bezegol

No meu 20º aniversário, acabámos a noite num concerto deste senhor no Armazém do Chá. (Sara, Magui, Bárbara, João, Galvão, Diana)...

20. Hate Me - Blue October

Música da idade da revolta: '' Hate me today, hate me tomorrow, hate me for all the things I didn't do for you''.

20. Sózinho - Caetano Veloso

Margarida Bessa, esta música marcou um ano. ;)

21. O Amor É Mágico - Expensive Soul

Rock In Rio 2010 - Muito dançamos ao som desta música, um aquecimento para os grandes concertos da noite... :)

22. Unbreak My Heart (Regresa a Mi) - Il Divo

Um grande concerto e uma pessoa especial, que embora não parecesse nada, adorava os Il Divo. xD

23. Cada Lugar Teu - Mafalda Veiga & João Pedro Pais

Num final de dia já escuro, fomos para casa de braço dado e cantamos isto.
''Mesmo que a vida mude os nossos sentidos, e o mundo nos leve p'ra longe de nós, e que um dia o tempo pareça perdido, e tudo se desfaça num gesto só...''

24. Where The Road Meets The Sun - Katie Herzig & Matthew Perryman Jones

Só por ter dado nome ao blog, já é uma música que merece constar desta lista. :)

25. American Woman - Lenny Kravitz

Madrid e australianos gostosos (só a Magui percebe) ;)

26. Island In The Sun - Weezer

Mesma situação que a música anterior. Havia um australiano que gostava tanto desta música como eu... xD

27. Time Is Running Out - Muse

Um dos melhores concertos de sempre!!!

28. Wonderwall - Oasis

Esta música tem o significado que tem - é icónica - mas também nos faz voltar a uma noite em que pensamos, que por estarmos a cantar na rua e a fazer super barulho, íamos fazer uma visitinha à esquadra de S.Mamede, quando o Sr. Guarda resolve sair do carro e vir pedir a viola para tocar connosco! Like a Boss!

29. Memory - Cats, The Musical

O primeiro, de muitos, (espero eu!) musicais do Andrew Lloyd Webber a que eu assisti. Também foi a primeira vez que a meio de um musical, vi a plateia ovacionar a cantora.

30. I Know You Want Me - Pittbull

Músiquinha que marcou as férias em Roma, para mal dos pecados do meu pai! xD

31. Vem Dançar Kuduro - Lucenzo ft. Big Ali

Mais uma férias. O que nós dançamos isto nas Canárias! :p  O gays muito gostam desta musica: noite no Chupa Chupa :p

32. Rise Up - Yves LaRock

Noite de São João que terminou na praia de Matosinhos a ouvir esta música, enquanto entravamos pelo mar a dentro.

34. Together - Bob Sinclar

Bobinas (e está tudo dito!). Devemos ter aparecido em muitas revistas por esse mundo fora.

35. Quero Ser Feliz Também - Natiruts

11º ano - o ano Natiruts! (só para quem percebe)

36. Time To Pretend - MGMT

Queima 2011 - Ano de caloira.
''This is our decision to live fast and die young. We've got the vision, now let's have some fun.''

37. Radetzky March - Strauss

Eu sei que é estúpido, mas para mim esta era a música que acompanhava a chegada do ''príncipe encantado'' no seu cavalo branco na minha infância. É o que dá ver muitos filmes com a Romy Schneider e o Karlheinz Böhm (será sempre ele o meu príncipe)...

38. Moment Of Glory - Scorpions

Marcou toda uma infância. Eu sempre quis pertencer ao coro de crianças que cantou com os Scorpions e a Orquestra Filarmónica de Berlim.

39. Just Like We Dreamed It - Disney Once Upon a Dream Parade

Disneyland. Tinha 18 anos quando assisti à parada das personagens disney e vibrei como se tivesse 6.

40. An Der Schönen Blauen Donau - Strauss

O Danúbio Azul, mais uma música dos filmes da Sissi. Em pequena punha-me em cima dos pés do meu avô para valsar com ele, rodopiando até ficar tonta (eu nasci mesmo no séc. errado).

41. Everything I Do (I Do It For You) - Bryan Adams


Uma das músicas que marcou o GRANDE concerto do Bryan Adams no Rock In Rio'12... Foi lindo ouvir toda a gente a cantar com todo o entusiasmo uma música que marcou a minha infância.

42. Isn't She Lovely - Stevie Wonder


Mais um grande concerto! Stevie és um SENHOR! Super charming...


(Se me lembrar de mais alguma, acrescento.)

quinta-feira, 8 de março de 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sicilia...



La bella Sicilia.

«Sicília não é Toscana. Portanto, não ponha os seus pezinhos nesta ilha de 25 mil km de extensão e cinco milhões de habitantes, se pensa que as botas são Ferragamo. E não se iluda: as mulheres ali não vestem Prada. Ou melhor, podem até vestir, mas a primeira impressão que se tem ao desembarcar no Sul de Itália é que a praia de Palermo, Mondello, Agrigento, Catânia e Cefalu, é outra. Adorável, mas é outra.»