
Estava eu, assim por um mero acaso, a vêr televisão (neste caso o ''Você na TV''), quando vejo o psicólogo Quintino Aires, a ''ensinar-nos'' como explicar às crianças o que é o Natal. Eu confesso que não ouvi a conversa toda, mas do pouco que ouvi, este Sr. estava a dizer que deviamos ensinar às crianças que quem traz as prendas, é o Menino Jesus, que é quem nasceu na noite de Natal (ou não, mas isso agora também não interessa para o caso)...E então o Pai Natal? O Pai Natal é o simbolo do consumismo.
EU DISCORDO!
Não tenho nada contra o Menino Jesus, sou católica e faço o presépio todos os anos. Mas custa-me mais acreditar que um bebé entrega prendas pela mundo todo, do que acreditar no velhinho das barbas brancas, que voa num trenó puxado por renas.
O Menino Jesus é uma figura especial no Natal, e acho que deve estar presente no pensamento das crianças e que estas devem saber a sua história (claro que isto aqui varia de religião para religião), mas o Pai Natal - e refiro-me ao barrigudo de vermelho inventado pela Coca-Cola - foi a melhor invensão de todos os tempos!!
Não me interessa se foi uma estratégia de marketing ou não. Mas não há nada melhor, do que ver uma criança a escrever a sua carta, a fazer bolachinhas e deixá-las juntamente com um copo de leite na beira da lareira (ou da janela), e adormecer à espera que o velhinho chegue e acordar com o som do sino a tocar (isto já é uma tradição cá de casa - o Pai Natal deixa as prendas e toca um sino para irmos a correr e vermos que ele já vai longe)...
Eu sei que vivemos numa época de consumismo e que devemos incutir nas nossas crianças, a noção de que nem todos os meninos tem possibilidades de ter um Natal com fartura, e por isso sou a favor de os incluirmos na distribuição de brinquedos e roupas por crianças necessitadas, para eles aprenderem a dar valor ao que recebem.
Mas POR FAVOR, se a mim me dissessem, quando eu era criança, que o Menino Jesus é que distribuia as prendas pq ele é que faz anos, eu responderia logo: - MAS OH MÃE, EU QUANDO FAÇO ANOS, RECEBO PRENDAS NÃO AS DOU!!
Sem comentários:
Enviar um comentário