segunda-feira, 25 de junho de 2012

S. João Highlights


1. Sardinha assada
Eu pessoalmente, gosto de todo o tipo de peixe assado na brasa, mas a sardinha é como o bacalhau no Natal...é no S.João que sabe pela vida! Quanto mais não seja pelo convívio à volta do assador (que é muito mais engraçado que o convívio à volta da panela do bacalhau, diga-se de passagem).



2. Balões de S. João
O que eu adoro vê-los a irem em direcção ao céu (ou ao chão quando ardem, vá). É das tradições mais bonitas que eu conheço. Está bem que provocam uns incêndiozitos aqui e ali, mas enquanto não arder o cabelo de alguém, pf não nos tirem os balões!!! Já basta terem proibido os foguetes, as bichinhas de rabiar, os vulcões, e toda uma panóplia de coisas, actualmente ilegais, que tornaram a nossa infância bem mais feliz, e que até onde sei nunca mataram ninguém.

    

3. A saga do táxi
Nestas noites tentar arranjar táxi, é como tentar não levar uma martelada - acção com 99.9% de probabilidade de não acontecer! 
Até arranjarmos um táxi, o nosso percurso pelas praças de táxi da cidade foi mais ou menos este: Clérigos - S. Bento - Aliados - Trindade - fila interminável! Ainda ''demos'' boleia a uma irlandesa que (assim como nós) não pensava viver a saga ''Onde está o táxi?'' e estava a 45min de perder o avião para casa. É que eles pareciam formigas: às centenas, vinham de um ''buraco'' qualquer que nós não conseguíamos identificar e estavam todos CHEIOS! 



4. Farturas Lola
A não desiludir desde 2004! Ela é Sr. dos Passos, Sr. de Matosinhos, S. João... Fartura para ser boa tem de ser da Lola! Esta Senhora já nos vende farturas desde a pré-adolescência, ou seja, praticamente viu-nos crescer, ganhar espinhas, e viu-nos tornarmos-nos jovens adultos. Quer me parecer que ainda vai vender farturas aos nossos netos, mas isto sou só eu a divagar!



5. Marteladas olé!
Adoro marteladas de S.João, gosto tanto de dar como receber! (Mas com jeitinho!)... E é uma boa maneira de ''piscar'' o olho àquele rapaz giro! É S. João ninguém leva a mal!
  


6. Dançar all night long nas Galerias de Paris
Pois é, tantos anos a ir festejar o S. João e foi a primeira vez que não arredei pé da Baixa (geralmente, quais peregrinos, caminhamos  a noite toda até à praia do Edifício Transparente - ou Praia Internacional do Porto que isto agora é coisa fina), este ano ficamos a curtir o dj que estava à porta do Twins. E que bem que soube abanar o esqueleto! Ainda deu para descobrir que em Portugal se ''fabricam'' coisas boas...giras...e altas...


7. A Mafalda dançou!!!
Meu Deus! Foi a big surprise da noite! Não é que ver a Sara a abanar o esqueleto não tenha sito também uma surpresita, mas em 19 anos de amizade já a vi dançar Spice Girls, Macarena, etc, etc (eu sei q ela vai negar isto!)...A Mafalda, bem, agora que começou nunca mais se livra de uma noite Shake The Ass!


8. Homem com mini árvore
Há quem leve martelo, há quem leve alho-porro, há até quem leve ramos de cidreira (cheirãm tãaooo beemm) e há ainda quem queira ser diferente e leve uma mini árvore para fazer sombra (durante a noite!).


9. Cute stranger
Rapaz fofinho que vieste atrás de mim e me fizes-te uma festinha no cabelo e sorris-te com um ar, huummm, íntimo (não encontro outra palavra)...Pois, não me lembro de ti! E juro que não estava bêbada! Mas ou foi uma tentativa de engate da tua parte, ou era suposto eu reconhecer-te, coisa que não aconteceu, mas por via das dúvidas (e como eu sou meia pitosga) retribui o sorriso, não vá dár-se o caso de seres um velho conhecido/ o meu príncipe encantado.


10. Cachorro quente
S. João que é S. João, tem de terminar connosco na fila para o belo do cachorrinho quente, com muitos cogumelos e cebola frita! 






Sem comentários: